quem somos

(who we are)

Claude Monet, Manhã (detalhe), da série As Ninféias, 1914-1926, Musée de l'Orangerie, Paris

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórcia, mas agora a receberam.”

– Bíblia, Primeira carta do Apóstolo Pedro, cap. 2, v. 9-10

te-o-lo-gar-te [do grego ‘theología’ + latim ‘arte’], substantivo masculino:
1. Diálogo entre cristianismo, tradição, arte e cultura;
2. Sítio eletrônico brasileiro dedicado à promoção desse diálogo.

Teologarte tem como objetivo conectar cristianismo e cultura, tradição e contemporaneidade, a partir da convicção de que as boas-novas do Evangelho são o fundamento que nos permite viver de forma integral e verdadeiramente humana. A fé cristã pode e deve permear todas as áreas da nossa vida individual e comunitária, inclusive as variadas manifestações do espírito humano que chamamos de arte – pintura, música, literatura, cinema, escultura, etc. A sensibilidade artística nos aproxima do sublime e do transcendente, e não é por acaso que algumas dos mais profundos testemunhos da fé cristã ao longo da história assumiram a forma de obras de arte. A arte pode enriquecer nossa busca por Deus, com emoção, inspiração e beleza.

Mas teologarte, como o próprio nome diz, não é só arte, mas também teologia. Acreditamos, como o Apóstolo Pedro, no sacerdócio universal de todos os crentes, e por isso cremos que a reflexão detida e cuidadosa sobre a fé cristã não deve ser privilégio de teólogos profissionais. É uma das grandes maravilhas da revelação bíblica o fato de que o único Deus, criador do universo, se importa com cada um de nós; e que somos todos, sem distinção, convidados a conhecê-lo de forma pessoal, por meio de Jesus Cristo.

Davi & Rosana Pinto

Teologarte começou como um empreendimento familiar, fruto do trabalho conjunto de Rosana Basile e Davi Pinto. Casados, são mineiros de Belo Horizonte e têm três filhas. Como universitários, atuaram juntos no grupo local da  Aliança Bíblica Universitária do Brasil e aprenderam a valorizar o convívio com cristãos de diferentes tradições. Rosana tem bacharelado em belas artes – habilitação escultura – e pós-graduação em sociologia da moda pela Universidade “Roma Tre”. Em paralelo a sua produção artística, foi professora de artes visuais nos ensinos fundamental e médio. Davi foi o representante brasileiro na edição de 1996 do programa “World Vision Youth Ambassadors”, promovido pela Visão Mundial de Taiwan. Formou-se em ciências econômicas e diplomacia. Juntos, moraram em Brasília, na África do Sul, na Argentina, na Itália e na Espanha.Renato Fontes

É igualmente membro da equipe teologarte Renato Fontes, amigo de Davi e Rosana desde a época em que estudava engenharia química no final dos anos 90. Além de trabalhar em um banco como analista de projetos, Renato é tradutor público juramentado (inglês – português) em Belo Horizonte. Um de seus ‘hobbies’ é estudar história da igreja.

 

 

Páginas: 1 2

viagens pela história da igreja artes visuais e fé cristã    teologarte brasil - página inicial blog teologarte - arte, cristianismo, etc biblioteca virtual

© 2009 teologarte.com.br