savonarola em florença

Posted in Uncategorized by teologarte.com.br on 06/09/2009

(savonarola in florence)

 

Leia a transcrição do vídeo:

Centro histórico de Florença

Centro histórico de Florença

Estamos em Florença, capital da região italiana da Toscana que fica às margens do rio Arno. Florença foi, por muito tempo, governada pela dinastia dos Médici, uma das várias famílias nobres que ostentavam sua riqueza construindo grandes e belos palácios e patrocinando as artes. Por volta do ano 1500, Florença se tornou o maior centro cultural do Renascimento na Itália. Aqui, viveram e trabalharam grandes artistas e escritores, como Maquiavel, Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo, autor da famosa escultura do Davi, cuja réplica pode ser vista na “Piazza della Signoria”.

Viemos a Florença para falar de um personagem menos conhecido, mas que teve um papel importante, não só na história da cidade, mas também na história do cristianismo. Trata-se do frade dominicano Jerônimo Savonarola, que tem sua memória preservada numa placa que fica na principal praça de Florença, a “Piazza della Signoria”, e que marca o lugar onde ele e dois de seus seguidores mais próximos foram enforcados e queimados como hereges em 1498, vinte anos antes do início da Reforma Protestante.

Convento de São Marcos, Florença

Convento de São Marcos, Florença

Savonarola chegou a Florença por volta de 1480, quando Lorenzo de Médici, conhecido como “o magnífico”, estava no auge de seu poder. Era uma época de grande esplendor econômico, artístico e cultural, mas também de uma decadência moral que Savonarola insistia em denunciar. As pregações de Savonarola no Convento de São Marcos atraíam multidões, que se identificavam com seus ataques contra os pesados impostos, contra a injustiça social e contra a corrupção e a ostentação da riqueza que caracterizavam a vida dos nobres e dos líderes religiosos da época. Em 1494, Florença foi invadida pelo rei da França, Carlos VIII. Os Médici foram depostos, e a cidade passou a ter, nos quatro anos seguintes, um governo republicano.

Beato Angelico: 'Anunciação', afresco no Convento de São Marcos, 1437-1446

Beato Angelico: 'Anunciação', afresco no Convento de São Marcos, 1437-1446

Savonarola, que havia previsto a invasão e que pregava constantemente contra o governo dos Médici, passou a ser o governante “de facto” da cidade e implementou, nesse período, uma grande reforma moral em Florença. Ficou especialmente famosa a chamada “fogueira das vaidades”, organizada por Savonarola, quando os cidadãos de Florença foram chamados a trazer, para serem queimados em praça pública, objetos associados com o pecado, como jogos de cartas, artigos de luxo, enfeites e até mesmo livros e obras de arte considerados imorais. A reforma liderada por Savonarola teve, incialmente, grande adesão. Dizem que a cidade se tornou um grande convento.

Execução de Savonarola em Florença, 1498

Execução de Savonarola em Florença, 1498

Mas é óbvio que sua pregação radical e também suas posições políticas renderam a Savonarola muitos inimigos, dentre os quais o próprio papa Alexandre VI, da família Bórgia, cujo estilo de vida iníquo era frequentemente denunciado pelo frade dominicano. Savonarola foi várias vezes proibido de pregar e foi finalmente excomungado da igreja Católica, mas não se calou. Foi preso no Convento de São Marcos, em abril de 1498, passou por horríveis torturas e foi finalmente enforcado e queimado na Piazza della Signoria, um mês depois.

Savonarola é apontado como um dos precursores da Reforma Protestante, mas não se pode dizer que tenha sido um reformador no sentido teológico, pois não se desviou, em nenhum momento, da doutrina da Igreja Católica. Ele foi, certamente, um reformador moral, que, com voz de profeta, denunciou o pecado e anunciou o julgamento divino, chamando seus contemporâneos ao arrependimento. Acabou pagando por sua ousadia com a própria vida, e entrou assim para a galeria dos mártires que escreveram com o próprio sangue a história da igreja.

 

Páginas: 1 2

2 comments

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Edino Parolo said, on 29/08/2009 at 22:00

    Olá.
    Parabéns pela iniciativa, tanto pelo textos quanto pelos videos. Só sugeriria que não lessem os textos na frente da camera. Creio que seria melhor lê-los como “backvoice”.

    Abraço. Continuem produzindo.

    E

    • teologarte.com.br said, on 30/08/2009 at 22:00

      Obrigado pela força, Edino! Quanto aos videos, acho que deu pra perceber que não somos cineastas profissionais, mas vamos tentar fazer melhor nos próximos…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

viagens pela história da igreja artes visuais e fé cristã    teologarte brasil - página inicial blog teologarte - arte, cristianismo, etc biblioteca virtual

© 2009 teologarte.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: